O Haku-taku tem três olhos e dois chifres na cabeça,e a mesma quantidade em cada lado do corpo.São seres quadrúpedes,com cascos nas patas e seu corpo tem pelos brancos.
Ele vive em montanhas remotas,longe da população.Os contos e lendas afirmam que ele só aparece em tempos e países onde o líder da terra é sábio e virtuoso.
O Haku-taku é um símbolo de boa sorte e bons presságios.Ele possui a habilidade de falar dialetos humanos e ainda tem um alto conhecimento sobre os acontecimentos da criação.
Diz uma lenda chinesa que o Haku-taku(Bai ze) apareceu diante do Huangdi,o Imperador Amarelo(2697-2597 a.C.) quando este estava passeando pelo leste numa montanha. O Bai ze,então,conversou com o imperador e contou sobre cerca de 11.520 criaturas sobrenaturais(Yõkai) e como superar seus poderes.
O Imperador escreveu essas informações em um livro chamado Bai Ze Tu (白澤圖).O livro foi perdido e não haviam exemplares dele,apenas alguns fragmentos sobreviveram em outras oubras.
Segundo outra lenda,desta vez japonesa,uma criatura chamada kutabe, semelhante ao Bai Ze da China, apareceu certa vez no Monte Tateyama na província de Toyama e disse que uma praga mortal se espalharia nos anos seguintes. Ele disse para usarem sua própria imagem como talismã para afastar a doença e então o Haku-taku tem sido considerado o espírito guardião da medicina herbal.
Pintura de um Haku-taku em um rolo japonês de pinturas |
Portal dos mitos
Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário